Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

9 outubro, 2017

|

CAAPR

CAA/PR participa de manifesto contra criação de fundo especial para campanha eleitoral

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Artur Piancastelli participou na sexta-feira, 6 de outubro, do ato de manifestação contra a criação do fundo especial de financiamento de campanha eleitoral previsto no projeto de lei nº 8.703/17, aprovado no Senado e na Câmara Federal. O evento aconteceu na sede da OAB Paraná e contou com lideranças de diferentes instituições. Mesmo com a previsão de sanção do projeto pelo presidente da República Michel Temer ainda na sexta-feira, prazo final para que tenha validade em 2018, as instituições paranaenses consideraram o ato essencial, uma vez que a reforma aprovada não contemplou numerosas sugestões apresentadas pela sociedade.

Além da OAB Paraná endossaram o manifesto o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara; o advogado Cleverson Marinho Teixeira; o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), representada pelo vice-presidente José Eugênio Gizzi, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; a Fecomércio PR, representada pelo vice-presidente Luiz Carlos Borges da Silva; a Faciap, representada por seu diretor jurídico Alziro da Motta Santos Filho; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado do Paraná (Sescap PR), representado pelo diretor jurídico Euclides Locatelli; o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), representado pelo ex-presidente José Lúcio Glomb; o movimento MUDE, representado por Fabio Oliveira; o delegado regional da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) Miguel Kalabaide; Carlos Grubhofer, da diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Paraná; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR), Artur Piancastelli; a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraná, Carla Karpstein; a secretária-geral da Seccional, Marilena Indira Winter; o conselheiro federal da OAB Renato Andrade além de conselheiros estaduais e advogados representantes de comissões da OAB. Leia abaixo o teor do manifesto:

“Nós, representantes das entidades da sociedade civil do estado do Paraná, abaixo assinados, manifestamos nosso repúdio à criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo Projeto de Lei 8,703/17, aprovado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O país vem enfrentando uma crise econômica sem precedentes, marcada por altos índices de desemprego e pela redução de despesas de investimentos de toda ordem. Vivemos, sobretudo, a mais profunda crise ética da nossa história, com grandes desafios a enfrentar no campo político-institucional. Nesse cenário, é inevitável o estabelecimento de um fundo de aproximadamente R$ 1,7 bilhão, destinado a atender somente aos interesses daqueles que buscam perpetuar-se no poder. É uma afronta para os cidadãos que aguardavam uma ampla reforma no sistema eleitoral em vigor. Exigimos o veto ao PL 8.703/17, em nome da moralidade e da ética na política. É a única atitude digna a ser tomada em respeito aos brasileiros.”

Fonte: OAB Paraná