Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

31 julho, 2012

|

CAAPR

Caixa dos do Trabalho Advogados implanta 20º Centro de Inclusão Digital no estado

Paraná tem maior índice de advogados aptos a atuar no meio eletrônico, com 66,32%, e responde por quase 25% do total de certificados emitidos

A Caixa de Assistência dos Advogados implantou o 20º Centro de Inclusão Digital (CID) no estado, o segundo em Londrina, que está atendendo na sala da OAB da Justiça do Trabalho (Av. do Café, 600 – no bairro Aeroporto), das 9h às 18h. “O primeiro CID instalado em Londrina, em setembro de 2010, já registra mais de 7,2 mil atendimentos. O objetivo da instalação de um segundo CID na cidade é ampliar ainda mais o atendimento aos advogados da região, que passam a contar com treinamento inclusive na parte da manhã e horário de almoço”, salienta Artur Piancastelli, coordenador do projeto e vice-presidente da CAA/PR.

Segundo o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o total de advogados alcançados atualmente pela certificação digital em todo o país já se aproxima da casa dos 110 mil, perfazendo o percentual de 15,22% dos advogados brasileiros. O Paraná registra o maior percentual de advogados aptos a atuar no meio eletrônico, com 66,32%, respondendo por 24,87% do total de certificados já emitidos pela OAB.

Em meio à comemoração das estatísticas positivas, o presidente nacional da OAB ressaltou, no entanto, que a falta de estrutura no país para propiciar avanços mais céleres vem preocupando a OAB. “Ainda são grandes os problemas com telefonia e estrutura. Temos serviços de Internet lentos e interrupções em vários pontos do país. Em determinados locais, sobretudo no norte brasileiro, sequer há banda larga”, disse Ophir Cavalcante.

Essa realidade, segundo Ophir, dificulta a atuação no processo virtual pelo advogado e outras carreiras e gera, como consequência, restrição do acesso à Justiça. Ainda na análise do presidente Nacional, a OAB vem investindo pesado para inserir o advogado no processo digital – até com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, o FIDA – mas o país ainda não dispõe de investimentos capazes de oferecer uma realidade tecnológica adequada na maioria dos estados.

No Paraná, assim como em números de certificações, o estado também está à frente na capacitação dos advogados para o uso da certificação digital. Com a ajuda do FIDA, a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR) lançou, em setembro de 2010, um projeto pioneiro no país que disponibiliza centros regionais, com instrutores capacitados e equipamentos de última geração, que prepararam os advogados para atuarem com os diversos sistemas do processos eletrônico do Poder Judiciário.

Com o nome “Inclusão Digital do Advogado”, o projeto ensina o passo a passo do processo eletrônico, como fazer uma petição digital, o processo para digitalizar documentos, como aplicar a certificação digital, como obter as configurações e programas necessários, entre outros procedimentos. “Apesar do uso de diferentes sistemas nas três esferas do Poder Judiciário, nem todos os advogados estavam preparados para trabalhar com as novas tecnologias da era digital. Com a ajuda do Conselho Federal, desenvolvemos um projeto para capacitar os advogados paranaenses para que pudessem fazer uso imediato de sistemas como o E-Proc, E-Doc, Projudi, E-STF, E-STJ e o Escritório Digital. Um serviço de extrema relevância que já beneficiou milhares de advogados no estado, sem custo algum para aqueles que estão regularmente inscritos na OAB Paraná, em dia com o pagamento da anuidade”, aponta o presidente da CAA/PR, José Augusto Araújo de Noronha.

CID do Paraná serve de modelo para outras Seccionais

Além de pioneiro no país, o projeto da Caixa dos Advogados do Paraná vem servindo de modelo para a implantação de projeto similar em outros estados do Brasil. “Pelo menos 10 Seccionais nos pediram cópia do projeto para analisar, desenvolver projeto similar e implantá-lo em seus estados com ajuda financeira concedida pelo FIDA”, conta o coordenador Artur Piancastelli.

Em funcionamento há um ano e dez meses, o projeto da CAA/PR já registrou mais de 26,3 mil atendimentos em uma das 20 unidades do estado, que atendem nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba (3), Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina (2), Maringá (2), Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória. Os endereços e horários de atendimento de cada unidade estão disponíveis no site da CAA/PR, no endereço www.caapr.org.br.

Legenda:

Novo CID de Londrina está instalado na sala da OAB da Justiça do Trabalho

Crédito: Jonas Pereira – OAB Londrina

Fonte: Matéria publicada no Jornal da Ordem - Edição 162 - Julho 2012