Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

8 outubro, 2010

|

CAAPR

Representatividade e olho no futuro foi a marca do XXI CONCAD

Evento reuniu em Foz do Iguaçu 26 presidentes e dirigentes de Caixas de Assistência de todo país, além de representantes do Conselho Federal da OAB

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, Foz do Iguaçu foi sede do XXI CONCAD - Encontro Nacional de Presidentes e Diretores de Caixas de Assistência dos Advogados. Prestigiado pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, pelo presidente do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Alberto de Paula Machado e pelo presidente da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, o encontro reuniu 26 presidentes de Caixas de Assistência de todo país e foi presidido pelo o coordenador geral e presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães.

Uma homenagem póstuma ao advogado Maurício Montanha marcou a solenidade de abertura do CONCAD. A viúva e advogada Claudia Montanha Teixeira, e as filhas Ana Carolina e Maria Augusta, receberam uma medalha criada para homenagear as pessoas que prestaram um serviço de grande relevância para a Caixa de Assistência. Falecido em novembro de 2007, quando ocupava o cargo de tesoureiro da OAB-PR, o advogado Maurício Sagboni Montanha Teixeira foi presidente da CAA/PR na gestão 2004-2006 e trabalhou na criação da OAB Prev Paraná, fundo de previdência dos advogados do Estado.

Durante o Encontro Nacional, temas de relevância para a classe foram discutidos como a recente homologação do provimento 140/210, uma conquista que resulta no aumento do percentual de investimento para as Caixas de Assistência de todo o País. A partir da mudança, as entidades terão à sua disposição 60% dos recursos para investimentos nas CAAs (antes tinham direito até 45%). De acordo com o coordenador Arnaldo de Araújo Guimarães, o provimento garante a distribuição igualitária dos recursos do Fundo de Integração de Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) entre as Caixas de Assistência dos Advogados. "As Caixas terão mais chances de ampliar o serviço assistencial para os advogados, além de garantir tratamento isonômico entre as entidades", declarou Guimarães, que orientou os participantes sobre os procedimentos e apresentação de propostas pelas Caixas, para destinação dos recursos disponibilizados.

Anfitrião do evento, o presidente da CAA/PR, José Augusto Araújo de Noronha destacou a representatividade do encontro realizado no Paraná e a importância desta aproximação dos dirigentes para a troca de experiências. "Pudemos apresentar algumas das ações bem sucedidas em nosso Estado, como a inclusão digital dos advogados e o seguro de responsabilidade profissional, e também pudemos conhecer outras realidades regionais. Esse diálogo contribui significativamente para a busca por soluções aos problemas cotidianos, ampliando os benefícios que conseguimos para os advogados", disse Noronha.

Além do Projeto de Inclusão Digital dos Advogados, desenvolvido pela CAA/PR e viabilizado com recursos do Fida, os participantes puderam conhecer a experiência de estruturação patrimonial da Caixa de Previsão Social da Província de Buenos Aires, através da apresentação de Héctor Pérez Catella, que presidiu a entidade. Os presidentes também fizeram considerações sobre a definição de um plano nacional de saúde e as novas regulamentações da Agência Nacional de Saúde.

Os participantes conheceram as propostas em soluções de saúde através da administradora Extramed, pela diretora Ileana Iglesias Teixeira Moura, além da linha de ação da OdontoPrev, apresentada pela palestrante Rita Faust. Os dirigentes também conheceram os benefícios oferecidos pela Empresa Wal Mart à classe, além de uma exposição sobre previdência privada, proferida pelo consultor Renato Follador, entre outras importantes empresas que lá estiveram procurando estabelecer parcerias com os advogados através das Caixas de Assistências dos Advogados e da CONCAD.