História

RESUMO HISTÓRICO DA CAA/PR.

Em 11 de agosto de 1942, o então Presidente Getúlio Vargas baixou o Decreto-Lei nº. 4.563, dispondo que “a Ordem dos Advogados do Brasil, por deliberação de qualquer de suas seções, poderá instituir Caixas de Assistência em benefício dos advogados inscritos”. Pelo Decreto-Lei, constituiria sua fonte de receitas ”a metade das anuidades pagas à Ordem, pelos profissionais inscritos”; e seria regida por Regimento próprio que, após aprovado, deveria ser “homologado pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio”. O Decreto-Lei previa a concessão de “benefícios pecuniários... e pecúlio à viúva e aos filhos menores dos inscritos”.

No dia 29 de janeiro de 1943, sob a Presidência do advogado Arthur Ferreira dos Santos, realizou-se Assembléia Geral dos advogados da Seção do Paraná, da OAB, na qual, por unanimidade, foi deliberado  “ficasse creada a Caixa de Assistência dos Advogados na Secção do Paraná”. Em reunião do Conselho, realizada no dia 27 de maio de 1943,  para elaboração do Regimento Interno da Caixa foi eleita Comissão integrada pelos advogados  João R. de Macedo Filho, Oscar Martins Gomes, Laertes de Macedo Munhoz, J.B.Vieira Neto, e Flávio Fontana.

Na reunião realizada em 10 de junho de 1943, o Conselho Secional aprovou o Regimento Interno da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná. Sua aprovação pelo Conselho Federal da OAB deu-se em 5 de outubro de 1943, culminando sua homologação pelo então Ministro do Trabalho, Alexandre Marcondes Filho, em data de 22 de janeiro de 1944.

Em 5 de julho de 1944, na reunião do Conselho foi apresentado exemplar do aprovado, e impresso, Regimento Interno da CAA/PR; e eleita sua primeira Diretoria, assim composta: “Dr. Lauro Lopes; Dr. Carlos de Brito Pereira; e Dr. Marcelino Nogueira Sobrinho. Membros do Conselho Fiscal: Dr.Leôncio Fraga; Dr.Abílio Peixoto da Silva; Dr.Homero de Barros. Para suplentes: Dr.Ney Leprevost; Dr.Osvaldo Vanderley da Costa; e Dr.Othon  Accyoli Rodrigues da Costa”. A posse da Diretoria deu-se no dia 20 de julho de 1944, data em que foi oficialmente instalada a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.

O Regimento Interno, com alterações posteriores, permaneceu em vigência até ao advento da promulgação da Lei 8.906/94 que, em seu Art.45, IV, incluiu a Caixa de Assistência como órgão da OAB, regida por Estatuto próprio.

O Estatuto da CAA/PR foi elaborado em 1998, e reformulado em 2007, com aprovação do Conselho Secional da OAB. O Estatuto reformulado permanece em vigor.

Curitiba, 10 de junho de 2009.
Ary Nogueira da Silva - OAB/PR 1961

Newsletter

Cadastre-se para receber em seu email nossa newsletter.

Desenvolvido por ledz.com.br