Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

5 dezembro, 2018

|

CAAPR

Corrida Legal se torna paixão e sinônimo de saúde para funcionária da CAA/PR

Desde 2015, Maria Fernanda Silveira Braga, que atua no setor de Convênios da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná há mais de quatro anos, integra a equipe de atletas do projeto Corrida Legal. “Minha primeira corrida de apenas cinco quilômetros de percurso foi em julho de 2016. Depois desta, participei de mais 47 em diversas distâncias”. Um ano depois, veio a estreia na modalidade meia maratona de 21 quilômetros em Florianópolis e, em junho de 2018, a maratona de 42 quilômetros no Rio de Janeiro, em muitas delas subindo ao pódio.

“São conquistas que jamais esquecerei”, destaca Maria Fernanda, enfatizando que a participação no projeto gerou significativos benefícios ao corpo e à mente. “Mais saúde e disposição, novos amigos e, principalmente, despertou em mim a paixão pela corrida”. Ela conta que se arriscava no atletismo, nas olimpíadas do colégio, “mas sempre por brincadeira”, lembra. “Hoje em dia, eu amo a corrida, faz parte do meu dia a dia. Correr é o melhor remédio e a solução para esquecer qualquer problema, quando corro a cabeça fica leve, tudo fica bem”, descreve.

O coordenador-geral do Corrida Legal e secretário-geral adjunto da CAA-PR explica que o projeto foi concebido para beneficiar os advogados, dependentes estatutários e também os funcionários do sistema OAB. “Os resultados obtidos pela Maria Fernanda deixam nossa diretoria orgulhosa, não somente pelos troféus conquistados, mas principalmente pelos benefícios que essa prática esportiva está proporcionando a sua saúde, desejando que ela sirva de exemplo aos demais funcionários da Caixa de Assistência e da OAB.”, afirma Paulo Giovani Fornazari.

Atualmente, o projeto da CAA/PR é desenvolvido em 11 cidades paranaenses. Além de Curitiba, há grupos de treinamento com profissionais especializados nas Subseções de Londrina, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Paranavaí e Umuarama, beneficiando quase mil participantes, entre advogados, dependentes e funcionários.

Histórico de competições

Maria Fernanda cita algumas competições que marcaram sua participação no Corrida Legal. No 1º Circuito de Corridas dos Advogados - RS, em Porto Alegre (2018), que aconteceu durante a realização da II Copa CONCAD SUL, participou da categoria Público Geral. “Foram cinco quilômetros de percurso. Subir no primeiro lugar do pódio ao lado dos representantes do Paraná e levantar a bandeira do Corrida Legal foi emocionante”, revela.

No mês de setembro deste ano, Maria Fernanda foi uma das convidadas a representar o Paraná, na 2ª Meia Maratona Nacional da Advocacia, no Rio de Janeiro, também concorrendo na modalidade Público Geral. “Conquistamos o primeiro lugar na categoria 15-29 anos. Foram 21 quilômetros de prova”, acentua.

“Essas duas corridas marcaram também os meus melhores tempos nas distâncias percorridas, cinco e 21 quilômetros, mais um indício de que estar com esse grupo me impulsiona e me deixa mais forte”, sublinha.

Maria Fernanda destaca ainda que aconteceram diversas outras competições, em que o Corrida Legal participou. “As provas de revezamento também são sensacionais, pois têm muita integração, parceria e animação, realmente é muito bom”, qualifica.

De acordo com ela, nos treinos, qualquer pessoa pode participar, sendo iniciante, intermediário ou avançado, sempre tem um professor para acompanhar, e o pessoal é sempre muito receptivo.

Para a atleta, o projeto é excelente. “O objetivo é movimentar as pessoas, afastar o sedentarismo e alimentar a integração”, avalia. Maria Fernanda admite que havia tentado correr antes, mas nunca tinha dado continuidade. “Com o Corrida Legal fui adiante, adquirindo gosto e transformando numa rotina, no meu hobbie”, pontua.

Pódios
2017

1º lugar - revezamento 2 anos do Corrida Legal
3º lugar categoria 25/29 anos - Circuito de SJP – 5km
1º lugar - revezamento I JAP’s (Jogos da Advocacia do Paraná) – Cascavel/PR
2º lugar geral – I JAP’s – 5km
2º lugar geral - Rústica de Morretes – 13km

2018
1º lugar geral/público geral - 1º Circuito de Corridas dos Advogados RS – 5km
3º lugar categoria 25/29 anos – 15k de Santa Felicidade – 15km
2º lugar geral – 7ª Corrida de Rua de Fernando de Noronha Renê Jerônimo – 5km
3º lugar dupla feminina – Meia Maratona de Curitiba Uninter – revezamento 21km
1º lugar categoria 25/29 anos – Esquenta de Corridas Uninter 4ª Etapa – 5km
1º lugar categoria 15/29 anos – 2ª Meia Maratona Nacional da Advocacia/RJ – 21km
1º lugar categoria 25/29 anos – Corrida Cross Country Uninter 3ª Etapa – 6km
1º lugar sexteto feminino sprint – Fast Team Marathon – revezamento 42km
3º lugar geral – Esquenta de Corridas Uninter 5ª Etapa – 5km
2º lugar categoria 25/29 anos – AR Graciosa – 21km
1º lugar categoria 25/29 anos – CMC3 Corrida Cross – 10km
1º lugar categoria 25/29 anos – Maratona de Curitiba – 10km
1º lugar categoria 25/29 anos – 1ª Corrida Noturna do BOPE – 10km
1º lugar categoria 25/29 anos – Corrida Cross Country Uninter 4ª Etapa – 6km