Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

11 março, 2020

|

CAAPR

Saiba como se prevenir contra a pandemia de Coronavírus (Covid-19...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (11/03), a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. O número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar significativamente nos próximos dias. Até agora foram registrados mais de 118 mil casos em 114 países com 4.291 mortes.

Em Curitiba foram registrados os dois primeiros casos de Coronavírus (Covid-19). A identificação positiva foi feita por exame de sangue e a confirmação oficial será feita na próxima segunda-feira (16/03). Os pacientes voltaram recentemente de uma viagem à Europa e serão mantidos em quarentena domiciliar conforme indicação médica.

De acordo com um boletim da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem 49 casos suspeitos nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cianorte, Corbélia e Santo Antônio do Paraíso.

Sintomas e cuidados

O coronavírus se apresenta como uma gripe. De acordo com a OMS, os sintomas mais leves da doença incluem dores no corpo, febre, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Nos casos mais graves, as pessoas podem apresentar dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental buscar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento dos sintomas. 

A transmissão do vírus pode ocorrer através do contato em superfícies não higienizadas, do beijo, do aperto de mão e do abraço. Outra forma de contaminação é através de gotículas de saliva que saem ao espirrar, tossir ou falar. Para prevenir o contágio é importante lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

O Hospital Israelita Albert Einstein possui um Guia Completo de Perguntas e Respostas sobre o Covid-19, principalmente quais são os sintomas e quais as principais formas de contágio e de prevenção. Acesse o guia clicando aqui.