Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

1 outubro, 2021

|

CAAPR

CAA-PR lança campanha Outubro Rosa para advogadas e dependentes estatutárias

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) lançou, nesta sexta-feira (1º/10), a campanha Outubro Rosa. A iniciativa segue com a importante missão de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Durante todo o mês de outubro, as advogadas regularmente inscritas na OAB Paraná e as dependentes estatutárias poderão realizar exames de mamografia e consultas ginecológicas com um valor especial em todo o estado, graças ao subsídio da CAA-PR.  

Em Curitiba, as advogadas e as dependentes podem realizar a mamografia gratuitamente. O exame será feito no laboratório Atual - Diagnósticos por Imagem, localizado na Av. João Gualberto, 1964 - Juvevê. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (41) 3253-3184. Após o agendamento, as interessadas devem entrar em contato com a CAA-PR pelo telefone 0800-645-2005 para autorização prévia.

Subseções

Além da capital paranaense, a campanha está sendo realizada em Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Fronteira Sudoeste, Arapongas, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Iporã, Ivaiporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Na capital e em algumas subseções, as advogadas e dependentes poderão realizar consultas ginecológicas pelo valor de R$ 80,00. As interessadas devem entrar em contato com as subseções para obter autorização prévia e mais informações sobre os laboratórios e consultórios credenciados.

Outubro Rosa

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no Brasil e os maiores índices estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos de câncer em 2021.  

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroços ou nódulos endurecidos, fixos e indolores; pele da mama avermelhada ou com a textura similar à de uma casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também é possível que ocorra o surgimento de pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços.  

Diagnóstico precoce

Não existe uma causa única para o câncer de mama, mas pode-se destacar alguns fatores como o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, o histórico familiar e outros hábitos como o consumo de álcool, o excesso de peso e a falta de atividade física.  

O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de identificar precocemente o câncer de mama e obter um tratamento adequado. Por isso, é essencial comparecer ao menos uma vez ao ano a uma consulta com seu médico de confiança para realizar um check-up.