14/11/2023
Grupo de Teatro da CAAPR apresenta peça “Chegadas Partidas” e emociona presentes no Teatro Fernanda Montenegro
O Grupo de Teatro da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) apresentou, no dia 9 de novembro, a peça “Chegadas Partidas” no Teatro Fernanda Montenegro. O espetáculo, dividido em três atos, foi encenado por 62 advogados que são alunos do projeto da CAAPR, com a direção do dramaturgo Humberto Gomes.
Os ingressos solidários triplicaram as arrecadações de leite e de dinheiro para as instituições ajudadas pela CAAPR. Neste ano foram arrecadados 532 litros de leite, 53 pacotes de leite em pó, 134 latas de leite em pó e R$ 3.093,00 em ingressos adquiridos no DiskIngressos.
“O Projeto do Teatro, além de promover a cultura, desenvolve habilidades nos advogados para o uso na profissão, como desenvoltura em público e ferramentas para vencer a timidez, e as concilia com a Saúde Mental. É um Projeto que nos traz muito orgulho e que a cada ano vem se superando em suas apresentações. Nesse ano batemos recorde de público e de arrecadação para a Campanha Solidária”, destacou o presidente da CAAPR, Fabiano Augusto Piazza Baracat.
Na abertura da peça, a CAAPR homenageou advogados que incentivam e promovem a arte e a cultura. Dentre os homenageados estavam Oksana Paludzyszyn Meister, presidente da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná; Eunice Fumagalli Martins e Scheer; Hélio Gomes Coelho Junior; e João Casillo.
Entenda os atos:
Projeções de uma partida
As cenas do primeiro ato foram feitas a partir da obra “Para uma avenca partindo”, de Caio Fernando Abreu, com algumas reflexões feitas pelos alunos do módulo 2 e 4 sobre o tema. As cenas refletiram sobre os seguintes questionamentos: “Prestes a partir será que dizemos tudo que é necessário? O que realmente fica e o que realmente vai conosco para a nova jornada?”
Indo e não voltando
O segundo ato da peça trouxe reflexões e recortes adaptados de textos contemporâneos. Nele, os personagens, representados por alunos dos módulos 2 e 4, se misturaram ao longo da trajetória da vida e buscaram novos sentidos para contextualizar seus sentimentos e escolhas.
Despedaços
O último ato foi apresentado pelos alunos do grupo avançado do curso de teatro. Eles representaram colagens de textos, criações e adaptações a partir de obras de Nelson Rodrigues que contaram e mostraram diversos personagens em situações limite diante das escolhas em reviver seus dramas.
Outras fotos:
Newsletter
Cadastre-se para receber em seu email nossa newsletter.