14/11/2023
CAAPR lança campanha Novembro Azul para incentivar prevenção do Câncer de Próstata
A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) lançou, nesta terça-feira (14/11), a campanha Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. Até o dia 31 de dezembro de 2023, os advogados regularmente inscritos na OAB Paraná e seus dependentes estatutários terão a oportunidade de realizar consultas e exames preventivos com subsídio oferecido pela CAAPR.
Em Curitiba, advogados e dependentes estatutários têm a possibilidade de realizar exames (PSA Total + PSA Livre + Hemograma + Glicose + Lipidograma + Parcial de Urina + Ureia) de forma gratuita nas unidades do Laboratório de Análises Clínicas (Lanac) – Clique aqui para consultar as unidades disponíveis. Também é possivel agendar consultas com urologistas conveniados sem custos na sede Hauer da clínica Eurolux, na Rua Alcino Guanabara, 945 – Hauer. Os interessados deverão realizar o agendamento no laboratório e na clínica (41 3773-0373 – Hauer | 41 99855-0667 | Água Verde) e depois entrar em contato com a CAAPR pelo telefone 0800-645-2005 para solicitar a autorização prévia.
Subseções
Além da capital paranaense, a campanha Novembro Azul está em andamento nas subseções de Campo Mourão, Cianorte, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Iporã, Londrina, Maringá, Nova Esperança, Palotina, Ponta Grossa, Rio Negro e União da Vitória. Para informações adicionais, entre em contato com a sua subseção.
Doença silenciosa
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em sua fase inicial, a doença progride de forma assintomática, ou seja, muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, estes se assemelham aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade para urinar e a necessidade de urinar mais frequentemente durante o dia ou à noite. Em estágios avançados, pode resultar em dor óssea, sintomas urinários, ou, em casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Diagnóstico precoce
O câncer de próstata é considerado um câncer típico da terceira idade, visto que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O diagnóstico precoce da doença é crucial para o sucesso do tratamento. Mesmo na ausência de sintomas, homens com mais de 45 anos são encorajados a consultar um urologista para discutir o exame de toque retal, que avalia alterações na próstata, assim como o exame de sangue para a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).
Newsletter
Cadastre-se para receber em seu email nossa newsletter.