← Portal OAB-PR|

Notícias

24 de setembro de 2025

OAB Paraná firma parceria com Jusbrasil no combate ao golpe do falso advogado

OAB Paraná firma parceria com Jusbrasil no combate ao golpe do falso advogado


A OAB Paraná, por meio de sua Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, anunciou parceria com o Jusbrasil para criação de procedimentos que visam mitigar a prática criminosa que vem prejudicando cidadãos, advocacia, servidores e o próprio Poder Judiciário. A iniciativa busca equilibrar segurança e transparência, garantindo que o acesso a dados e informações processuais continue sendo preservado, mas de forma protegida contra usos indevidos por criminosos.

O Jusbrasil se colocou como parceiro estratégico em campanhas educativas e preventivas que a OAB Paraná venha a desenvolver, ampliando o alcance das ações de conscientização junto à sociedade e fortalecendo a proteção da advocacia e de seus clientes.

Participaram da reunião diretores do Jusbrasil e, pela OAB Paraná, Leandro Murilo Pereira e Bárbara Ferrassioli, representando a Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, além de Pedro Leite, vice-presidente da Subseção de Francisco Beltrão.

“Estamos diante de um desafio que exige união de esforços. O golpe do falso advogado não fere apenas a confiança da sociedade, mas também ameaça a credibilidade da advocacia e a eficiência da Justiça. Essa parceria com o Jusbrasil simboliza o compromisso da OAB Paraná em implementar soluções concretas e inovadoras que blindem os sistemas sem inviabilizar o acesso às informações. É mais uma ação firme para estancar o crime e proteger, ao mesmo tempo, a cidadania, a advocacia e o Judiciário, afirma Pereira.

O vice-presidente da OAB Francisco Beltrão, Pedro Leite, pontuou que a publicidade processual, como princípio constitucional, assegura a transparência dos atos judiciais e o controle social sobre a Justiça. “Isso, contudo, não se confunde com a disponibilização de listas de processos associadas ao nome de advogados, informação que pouco acrescenta à atuação legítima dos operadores do direito. Em vez de servir a propósitos institucionais, tal prática pode abrir espaço para usos inadequados, razão pela qual a publicidade deve permanecer restrita ao que efetivamente atende ao interesse público”, afirmou.

“Muito nos orgulha estar ao lado da OAB contra essas práticas. A iniciativa encabeçada pela OAB-PR é muito relevante, pois cria um diálogo entre instituições, imprescindível para a tomada de iniciativas efetivas que ajudam não só a advocacia, mas toda a população”, destacou Luiz Paulo, co-fundador do Jusbrasil.

Advogado inscrito na OAB-PR? Acesse o Portal Completo →