← Portal OAB-PR|

Notícias

14 de setembro de 2023

São José dos Pinhais sedia mais uma etapa preparatória da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense

São José dos Pinhais sedia mais uma etapa preparatória da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense

A etapa preparatória da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense em São José dos Pinhais foi aberta no início da tarde desta quinta-feira (14/9), na sede da subseção. O evento tem como público-alvo a advocacia das subseções de Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Paranaguá e Rio Negro. Esta é a sexta regional a realizar workshops e debates visando levar seus resultados para a etapa final, em Curitiba, de 25 a 27 de outubro.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e o presidente da subseção, Fabiano da Rosa, abriram os trabalhos. “Nós inovamos a Conferência de modo a dar concretude a uma proposta de gestão, a de fazer da OAB uma comunidade aberta, que proporciona a participação de todos”, disse Marilena.

A presidente da seccional relatou como foram os trabalhos anteriores. “As etapas têm sido riquíssimas. A ideia foi dar voz à advocacia, resgatando o espírito da histórica conferência nacional de 1978, que traz o processo de redemocratização e que está completando 45 anos”, destacou.

Marilena Winter também falou sobre o Moot, a competição de processo civil que está acontecendo junto com as preparatórias. “O Moot já se tornou um grande sucesso, a ponto de recebermos muitos pedidos para que seja uma ação permanente da OAB Paraná. A competição é uma forma de aproximar a OAB da jovem advocacia, melhorar a qualidade do ensino e proporcionar a prática da advocacia no ambiente acadêmico”, explicou.

O presidente da subseção de São José dos Pinhais, Fabiano da Rosa, agradeceu a presença dos representantes das subseções e dos advogados participantes que lotaram o auditório. “O evento superou as expectativas, tivemos uma grande procura. A pré-conferência serve para trazer atividades, workshops e debates que sejam úteis para aqueles que estão aqui. Vocês trazem o brilho que a nossa casa merece”, afirmou.

A sessão de abertura contou com a presença da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, e do coordenador de Inovação da OAB Paraná, Rhodrigo Deda. O vice-presidente Fernando Deneka, o diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, presidente da comissão executiva da 8ª Conferência, e a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, presidente da comissão científica, também acompanharam os trabalhos e participaram dos debates.

Programação

A programação da etapa preparatória de São José dos Pinhais teve início com o painel das Comissões de Gestão Pública e Controle da Administração, de Direito à Cidade, de Direito Digital e Proteção de Dados, de Gestão e Empreendedorismo e de Sociedades de Advocacia.

O primeiro painel contou com a exposição das advogadas Mariane Lübke, presidente da Comissão de Gestão Pública, Nathália Lima Barreto, vice-presidente da Comissão de Direito à Cidade, e Thanyelle Galmaci, membro da mesma comissão, sobre a advocacia extrajudicial da regularização fundiária urbanística como uma oportunidade de carreira. Na sequência, o coordenador de Inovação, Rhodrigo Deda, a advogada Flávia Lubieska, da Comissão de Direito Digital da seccional, e Iuri Carvalho, presidente da Comissão de Direito Digital da subseção, abordaram os impactos da transformação digital na profissão.

Ainda estão previstos dois workshops sobre temas práticos do exercício profissional – precificação de honorários e gestão estratégica de escritórios de advocacia.

Na sequência terão início os debates de temas escolhidos pela própria advocacia, cujos posicionamentos serão levados para a conferência em Curitiba: ativismo judicial, julgamentos e audiências presenciais ou virtuais e juiz na comarca.

A conferência final, às 19h, será com o professor José Afonso Dallegrave Neto, que falará sobre “Advocacia em tempos de ChatGPT”.

Confira as imagens do evento no Flickr da OAB Paraná

Advogado inscrito na OAB-PR? Acesse o Portal Completo →