Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

3 abril, 2024

|

CAAPR

Abril Azul – CAAPR lança campanha para promover conscientização sobre autismo

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) lançou, nesta quarta-feira (03/04), a campanha Abril Azul.

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) lançou, nesta quarta-feira (03/04), a campanha Abril Azul. A iniciativa visa informar e conscientizar a população sobre os conceitos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e evitar o capacitismo em situações cotidianas. 

O TEA reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou desde o começo da infância. Ele é caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. 

Apesar de surgirem na infância, o TEA é uma condição permanente e que acompanha a pessoa em todas as etapas da vida. 

Sintomas 

Como afeta diretamente o comportamento da criança, os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida. No geral, uma criança com transtorno do espectro autista pode apresentar:

- Dificuldade para interagir socialmente, manter o contato visual, identificar expressões faciais ou compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;

- Dificuldade na comunicação, caracterizado pelo uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo;

- Alterações comportamentais como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação. 

Diagnóstico

O diagnóstico do TEA é feito clinicamente, a partir da observação da criança, da entrevista com os pais e da aplicação de instrumentos específicos. Apesar de não ter cura, o transtorno pode ser tratado com o apoio de uma equipe multidisciplinar para que a criança consiga desenvolver formas de se comunicar socialmente e ter maior estabilidade emocional.