28 março, 2017
|
CAAPR
Constelação Familiar como solução de conflitos foi tema de evento da CAA-PR
A programação especial da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, neste mês de março, no Edifício Maringá, tem agradado aos advogados. Na noite de segunda-feira, 27 de março, um tema novo foi abordado no workshop “Introdução da Constelação Familiar”, com a consteladora e advogada Milena Patrícia da Silva. Advogados que estiveram presentes destacaram a iniciativa da CAA-PR em proporcionar uma oficina sobre o tema, que representa uma alternativa para solução de conflitos. A técnica Constelação Familiar foi criada pelo psicólogo alemão Bert Hellinger no Judiciário e busca esclarecer para as partes o que há por trás do conflito que gerou o processo judicial.
A secretária-geral da CAA-PR, Márcia Helena Bader Maluf Heisler, participou do evento composto por palestra e dinâmica entre os presentes. “A palestra ministrada por Milena Patrícia da Silva sobre a aplicação da terapia sistêmica na busca da Justiça e na mediação de conflitos foi inovadora. De maneira clara a palestrante explicou a técnica e ainda a colocou em prática, convidando toda a plateia a participar de um exercício. Pudemos então entender um pouco sobre a ‘Constelação Familiar’ e suas aplicações. Muito interessante, tanto para os que desconheciam o assunto quanto para o público iniciado que participou intensamente”, opinou Márcia Maluf.
A palestrante Milena Patrícia da Silva afirma que há resistência para aplicação de técnicas alternativas para solução de conflitos no Poder Judiciário, mas que aos poucos novos métodos estão sendo introduzidos. “Como pesquisadora já tive uma experiência em que apliquei o método em um caso na Vara de Família de Curitiba e com um juiz na Bahia que introduziu a técnica no país. Hoje 11 estados do Brasil já utilizam o método, inclusive algumas comarcas no interior do Paraná. Esta alternativa está amparada pela resolução nº 125 do CNJ”, afirmou. A Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesse do Poder Judiciário. “O método pode ser aplicado em diferentes áreas do Direito passando pela Família, Criança e Adolescente, Criminal, Trabalho e até Tributário”, acrescentou Milena da Silva.
Os advogados presentes elogiaram o evento. “A Caixa está de parabéns em promover este evento, demonstra que está vendo com outros olhos esta questão de buscar alternativas para solução de conflitos. É uma inovação no Judiciário que precisa trabalhar de forma mais incisiva com a interdisciplinaridade, porque o Direito pelo Direito não resolve”, comentou a advogada Adriana Marcondes Pinho Chaves Pinto, também psicóloga e terapeuta sistêmica.
A advogada Leonor Maria Carvalho Prado de Almeida também salientou a importância da CAA-PR em promover um workshop sobre este tema. “Muito legal a iniciativa da CAA. Como ela tem o viés de promover a cultura e o bem-estar dos advogados é importante trazer para debate esses temas, que para ser aplicado passa por uma mudança cultural. A CAA-PR pode inovar, investir nisso e até promover debate sobre outras alternativas como Práticas Colaborativas, Mediação”, disse a advogada. “A minha experiência de 33 anos advogando mostra que é necessário buscar alternativas para promover a Justiça. Aqui ainda temos muita resistência, mas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já estão mais avançados na adoção de métodos alternativos para solução de conflitos. É um processo cultural, que a CAA pode promover junto aos novos advogados. A advocacia de litígio já não cabe mais”, opina Leonor de Almeida.
O evento integra a programação especial do mês de março que contou com a palestra “Direção de Vida” com Fabi Ormerod no último dia 15 e o evento cultural “Vida e Estilo de Frida Kahlo” com Marcia Caldas Vellozo Machado, que aconteceu no dia 23 de março. Na quinta-feira (30), acontece a última palestra do mês “Aperfeiçoamento da comunicação para o exercício da advocacia – PNL”, com o advogado Mauro de Paulo Branco. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3513-2800.
Conteúdos relacionados