14 junho, 2019
|
CAAPR
Coral da CAA e OAB Paraná se apresenta no III Festival de Inverno de Canto Coral em Gramado
A música popular brasileira deu o tom nas apresentações do Coral da CAA e OAB Paraná durante o III Festival de Inverno de Canto Coral em Gramado, realizado entre os dias 7 e 9 de junho, na cidade da Serra Gaúcha, e que contou com a participação de 700 coralistas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de Montevidéu (Uruguai).
De acordo com a coordenadora do Edifício Maringá da CAA/PR, Iolanda Gomes, os trinta e cinco integrantes fizeram uma apresentação no jantar de abertura do Festival, dia 7 de junho, no Planeta Garden, quando cada coral cantou uma música do seu repertório. A seguir, todas as vozes dos corais participantes cantaram a música tema do evento, “Que maravilha”, de Jorge Ben Jor.
No dia 8, o Coral da CAA e OAB Paraná se apresentou no Teatro Elizabeth Rosenfeld, da Câmara Municipal de Gramado. Sob a regência do maestro Gil Gonçalves e com participação da pianista Renée Rebello Cicarelli, cantou “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Desde que o samba é samba”, de Caetano Veloso; “Maria, Maria”, de Milton Nascimento; e “Sá Maria”, de A. Adolfo e Tibério Gaspar.
Maria de Lourdes Pereira Cordeiro integra o grupo quase desde o início da formação do coral. Com o naipe de voz contralto, ela considerou a participação no festival uma “experiência inesquecível”, e salienta que “já havíamos nos apresentado para grandes plateias, mas esta vivência em Gramado, ao lado de outros corais, foi gratificante”. Destaca que a apresentação do Coral da CAA e OAB Paraná foi “incrível e fomos aplaudidos em pé, muitos aplausos”, orgulha-se.
O advogado João José Januário é a mais nova voz do Coral da CAA e OAB Paraná, e faz parte do naipe baixo. Ele conta que, apesar de se sentir receoso, pois seria sua primeira grande participação como coralista, fez um solo na música “Desde que o samba é samba” e foi muito aplaudido. No final da apresentação, como um diferencial, fez “uma sambadinha”, revela.
Silvio Mateus Dias Nunes (naipe de voz baixo), dependente da advogada Júlia Pacheco da Trindade (soprano), também se destacou durante a apresentação do Coral, recitando o “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes. “Integrar o coral é um resgate à infância, quando a música era uma constante em minha vida”, sublinhou.
Coral
O Coral é um projeto bem sucedido da CAA/PR. Formado por advogados, advogadas e dependentes, foi constituído em 2005, e já fez várias apresentações que reuniram grande público, com destaque para dois shows realizados em Curitiba e que lotaram o Teatro Fernanda Montenegro. A música popular brasileira foi escolhida para ser o carro-chefe do repertório do Coral. Os ensaios são periódicos e intensificados quando estão programadas apresentações. Em abril de 2017, a CAA/PR implantou o projeto na OAB Londrina e em dezembro de 2018 na Subseção de Maringá.
Serviço
Interessados em participar do projeto podem obter mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (41) 3513-2800 (Curitiba), pelo e-mail [email protected] ou telefone (43) 3294-5900 (Londrina) e pelo site www.caapr.org.br/coralmaringa ou telefone (44) 3309-8901 (Maringá).