
1 agosto, 2016
|
CAAPR
Diretoras da CAA participam de evento promovido pela Comissão da Mulher Advogada
As diretoras da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Daniela Ballão Ernlund, Márcia Helena Bader Maluf Heisler e Julia Gladis Lacerda Arruda, participaram, na última sexta-feira, 29 de julho, do debate sobre igualdade de gênero e participação das mulheres nos espaços de poder, evento promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Paraná.
A vice-presidente da CAA-PR e ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná (2013-2015), advogada Daniela Ballão Ernlund, foi uma das palestrantes convidadas para debater o tema “A valorização da mulher advogada – trajetórias de sucesso”, ao lado da ex-coordenadora da Escola Superior de Advocacia e secretária-adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Processual, Rogéria Dotti, e da gerente jurídico da Britânia Eletrodomésticos e integrante do Jurídico de Saias, Claudia Trancozo.
Em sua participação, Daniela Ballão, frisou que a luta pela equidade de gênero não é recente. “Sabemos o que queremos, mas o resultado ainda é incerto”, disse. Daniela compartilhou sua experiência como esposa, mãe, advogada especialista em Direito Comercial Internacional, relatando algumas situações em que se deparou com a discriminação. A advogada também enalteceu a força que encontrou na OAB e na Comissão da Mulher Advogada. “Quando abracei a causa da CMA o objetivo era abrir caminho para que todas ocupem seu devido espaço. Eu percebi que era uma questão de acreditar que eu tinha condições de conquistar o que eu quisesse. Não podemos ter medo, temos que ter foco, determinação e networking”, disse.
A secretária-geral da Caixa de Assistência destacou a equidade de gênero existente na entidade. “Hoje a CAA-PR é composta por cinco diretoras e cinco diretores, sendo que a presidência do órgão também é equiparada, com um homem na presidência e uma mulher na vice-presidência”, afirmou Márcia Maluf. A diretora Julia Arruda, que também é membro da Comissão da Mulher Advogada e uma das coordenadoras do Núcleo Temático da Valorização das Mulheres nos Espaços de Poder da CMA, foi uma das responsáveis pelos conteúdos e coordenação dos trabalhos em grupos, além de conduzir o cerimonial do encontro.
O evento fez parte das ações do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, instituído este ano pelo Conselho Federal. Foram convidadas mulheres que exercem funções de comando em importantes empresas e instituições. Além de Daniela Ballão e as advogadas já citadas, também foram convidadas Margaret Groff - diretora financeira da Itaipu Binacional, realizadora do Prêmio Weps Brasil–Empresas Empoderando Mulheres e Silvia Barcik - diretora executiva do Instituto Renault.
Pacto Global da ONU
Ainda durante o evento a CMA, presidida pela advogada Luciana Sbrissia e Silva Bega, apresentou o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) aos membros das demais comissões da OAB Paraná, convocando-os a se engajar nos propósitos da iniciativa. O pacto visa mobilizar entidades a fomentar ações de promoção da cidadania e do crescimento sustentável. A OAB Paraná foi a primeira Seccional a aderir ao pacto, em setembro de 2015, se comprometendo a adotar condutas colaborativas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Com informações da assessoria de comunicação da OAB Paraná