
11 março, 2025
|
CAAPR
Grupo de Teatro da CAAPR tem aula inaugural da turma on-line e advogados compartilham primeiras impressões
Participantes se mostraram entusiasmados pelo início de mais um ano
A primeira aula online do Grupo de Teatro da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) foi realizada na última sexta-feira (07/03), marcando o início de uma nova experiência para advogados e advogadas que desejam explorar a arte da interpretação.
Durante a aula inaugural, o ator e dramaturgo Humberto Gomes apresentou, virtualmente, a performance “Passarela”. Assim como aconteceu com a turma presencial, os alunos foram apresentados ao novo regimento do Grupo de Teatro e puderam tirar dúvidas sobre o andamento do curso.

Expectativas
A advogada Maria Lucilda Santos compartilhou que sua motivação para se inscrever na oficina foi o desejo de sair da zona de conforto e encarar um desafio pessoal. "Queria fazer algo diferente. A advocacia tende a tomar todos os nossos pensamentos, mesmo em momentos fora do escritório. O trabalho mental nos casos não cessa. Acredito no teatro para fazer essa cisão, ao menos por um tempo, e desligar", explicou.
Para ela, o grupo de teatro representa uma oportunidade única e pode trazer benefícios tanto na vida profissional quanto pessoal. "Gosto da ideia de aprender, e esse curso é uma oportunidade imperdível. Acredito que pode auxiliar na comunicação assertiva, linguagem corporal, tomada de consciência espacial e, claro, proporcionar momentos de diversão", destacou.
Para a advogada Raquel Viviane Gomes Baptista, a aula inaugural foi um momento especial. “A energia e o entusiasmo de todos que estavam presentes foram contagiantes", contou. Ela se inscreveu na oficina motivada pelo desejo de autoconhecimento, superação da timidez e desenvolvimento pessoal.
Sobre suas expectativas, Raquel acredita que o teatro trará impactos positivos para diferentes áreas da sua vida. "A oficina de teatro irá contribuir de maneira significativa para minha vida pessoal e profissional, desenvolvendo minha autoconfiança, meu autoconhecimento e minha expressão emocional", concluiu.
Paixão antiga
O advogado Cezar Bedoya Aguero também viu na oficina uma oportunidade especial de retomar uma paixão antiga. "Sempre tive uma relação próxima com o teatro, pois comecei a praticá-lo ainda na infância. Foi uma atividade que minha mãe me incentivou a fazer para desenvolver minha oratória, e acabou se tornando algo muito significativo para mim. No entanto, com o tempo e a rotina cada vez mais atribulada, precisei me afastar. Quando soube do curso online da CAAPR, vi uma excelente oportunidade de voltar a essa atividade de maneira flexível, conciliando-a com meus compromissos atuais", relatou.
Ele destacou que a primeira aula superou suas expectativas, especialmente pela possibilidade de uma apresentação presencial no final do curso. "A turma parece ser muito interessante, e a metodologia aplicada despertou ainda mais o meu interesse. Minhas expectativas foram não somente atendidas, mas superadas. Já estou me organizando para esse momento e ansioso para as próximas aulas", afirmou.
Para Cezar, a oficina será um diferencial tanto na vida pessoal quanto na profissional. "Acredito que o teatro é uma ferramenta valiosa para qualquer área da vida. Ele nos proporciona aprendizado contínuo, ampliação das habilidades de comunicação e desenvolvimento interpessoal. No âmbito profissional, vejo o teatro como um meio de aprimorar minha expressividade, minha postura e como me relaciono com diferentes pessoas. Além disso, participar da oficina me permite conhecer outros colegas da área do Direito que também compartilham desse interesse. No aspecto pessoal, é uma oportunidade única de voltar a me apresentar, algo que sempre considerei especial. O teatro tem essa magia de nos permitir ser qualquer pessoa, viver diferentes histórias e explorar novas perspectivas, tornando-se, muitas vezes, um verdadeiro escape da rotina", concluiu.
Grupo de Teatro da CAAPR
A iniciativa faz parte das ações da CAAPR para promover cultura, bem-estar e integração entre os profissionais da advocacia. As aulas seguirão ao longo dos próximos meses, proporcionando aos participantes um espaço para desenvolvimento artístico e expressão pessoal. As inscrições podem ser feitas pelo site da CAAPR.