Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

15 outubro, 2018

|

CAAPR

Quadros de Fernanda Alonso marcam programação do Outubro Rosa da CAA/PR

“Minha sensação foi de ter alcançado os objetivos de sensibilizar e despertar as pessoas, quanto à importância de enfrentamento e superação do câncer de mama. Ao mesmo tempo em que apreciavam as obras, davam o feedback do que sentiam ao observar as telas”. A avaliação é da artista visual Fernanda Alonso, durante a abertura da exposição “Aurora Boreal”, que aconteceu no dia 9 de outubro, no Espaço Cultura do Edifício Maringá, em Curitiba. A exposição integra a programação especial dedicada ao Outubro Rosa, desenvolvida pela Caixa de Assistência dos Advogados, e fica aberta para visitação até o dia 9 de novembro.

Fernanda Alonso esclarece que enfrentou um câncer de mama e seguir o caminho da arte foi fundamental para superar o tratamento e chegar à cura. “O brilho, nuances e cores que marcam meus quadros revelam sensações e percepções carregadas de simbolismos e significados”, sublinha. “Quando diagnosticada com a doença, percebi como somos frágeis e que a vida é muito curta para fazermos aquilo que não nos realiza. Então, tive coragem de deixar para trás a arquitetura e urbanismo, minha formação profissional, e me dedicar integralmente à pintura”, confessa. “A doença me levou a buscar coisas que me fizessem feliz”, completa.

Para Fernanda, suas obras tiveram um impacto muito positivo no pensamento e no espírito das pessoas que visitaram a exposição. “Creio que os meus quadros, apesar das formas abstratas, são capazes de manifestar bons sentimentos em relação à vida e traduzir por meio das cores e texturas o equilíbrio que temos que ter para seguir em frente. Acredito que consegui passar uma mensagem otimista, pois somente quem superou um câncer tem a certeza de ter se tornado uma pessoa ainda mais forte e feliz”, revela. Para ela, “as marcas do tratamento nunca irão sumir do nosso corpo e alma, mas precisamos transformá-las em lembranças de um momento de nossas vidas em que nos faz refletir sobre toda nossa trajetória, e daí percebemos que a vida é uma só e que viemos ao mundo para sermos felizes”.

Arte abstrata

Natural de Curitiba, Fernanda começou a pintar telas aos oito anos de idade, mas foi após a doença que passou a dedicar-se mais à arte. De acordo com ela, as texturas e cores formam movimentos análogos ao fenômeno atmosférico que acontece no hemisfério Norte da Terra, conhecido como aurora boreal. Ela já experimentou diversas técnicas e estilos, mas se apaixonou pelo expressionismo abstrato, sendo inspirada pelas obras de Mark Rothko. As nuances cromáticas dos quadros desta série de obras resultam em uma explosão de cores que encantam aos olhos.

Acesse http://www.fernandaalonso.com.br/ para saber mais sobre os trabalhos de Fernanda Alonso.

Serviço:
Exposição “Aurora Boreal” de Fernanda Alonso
Aberta à visitação de segunda à sexta, das 9 às 18h30
Espaço Cultura do Edifício Maringá
Rua Cândido Lopes, 146 – 4º andar – Centro