Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

9 abril, 2018

|

CAAPR

CAA/PR lança programa de apoio à amamentação materna

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná lançou um novo projeto visando o bem-estar e a saúde das advogadas e dependentes estatutárias. O Programa de Apoio à Amamentação se propõem a ajudar as mães a superarem os obstáculos que ocorrem durante a fase do aleitamento materno.

Dados internacionais indicam que apenas 25% das mães conseguem amamentar até o 4º mês de nascimento do bebê, não completando o período mínimo de amamentação exclusiva de seis meses, recomendado pela Organização Mundial da Saúde. 

“Pela minha experiência em outras unidades sabia da importância que é oferecer apoio para amamentação. O número de mães que amamentam até o quarto mês é baixíssimo, por isso programas que lidam com a amamentação têm boa receptividade, aceitação. Apesar de ser um ato natural da mulher não é simples amamentar. Tem dificuldades” comenta o médico da CAA/PR Marcelo Garcia Kolling, que apresentou a proposta do programa de apoio para a diretoria da Caixa de Assistência. 

“Temos uma equipe qualificada na área de saúde da Caixa dos Advogados e não podíamos deixar de atender este problema real, uma necessidade perceptível e presente para todas as mulheres independente de escolaridade, classe social. É comum as mães terem dificuldade e é uma situação que tem que agir rápido. Caso contrário se perde a oportunidade de amamentar, momento único na vida das mães que só vai fluir 100% se tiver orientação”, destaca Kolling. “Queremos melhorar os índices de amamentação porque o leite materno é muito importante para os bebês pelo menos até os seis meses de idade. Com este programa a Caixa dos Advogados está cumprindo sua missão de dar assistência neste momento especial para as advogadas e mulheres de advogados”,  completou o médico. 

Primeiras impressões
Grávida do seu primeiro filho a advogada Lismara Tezini foi a primeira paciente do programa atendida pela enfermeira da CAA/PR Sibeli de Toledo Quintino. “Foi um momento de aprendizado, muito bacana, cativante. A enfermeira me explicou coisas que podem ocorrer, o que fazer para não acontecer. Vou viver uma situação que nunca vivi e quando o bebê nascer vou voltar para que a profissional me repasse as orientações com ele no colo”, contou a advogada. “Eu estava buscando este tipo de orientação quando fiquei sabendo que a Caixa dos Advogados estava com este projeto. Fiquei muito feliz porque a gente tem sobrecarga de informação mas não de atendimento. E uma conversa, um atendimento como este é muito melhor do que receber uma cartilha”, opinou a advogada. 

A advogada Juliana Gemin Loeper Seixas, que está no 7º mês de gestação, também já participou do programa. “Foi muito interessante, esclarecedor e melhor do que o curso sobre amamentação que fiz no hospital.  A profissional passou dicas interessantes e orientou a retornar quando o bebê nascer”, disse a advogada. “É importante a Caixa de Assistência dos Advogados oferecer este serviço. Nem sempre leio as mensagens que recebo da OAB e da CAA mas quando leio percebo que temos muitos benefícios”, completou Juliana Seixas. 

Programa de apoio
O atendimento para avaliação e orientação sobre a amamentação é gratuito mediante agendamento prévio. Pode ser feito por mães de primeira viagem ou por quem está na segunda gestação e quer melhorar a amamentação do novo filho. A consulta pode ser agendada durante o período pré-natal ou pós-parto. A enfermeira dá o suporte necessário para o aleitamento ocorrer sem traumas e também para transição alimentar e desmame. Caso seja necessário o encaminhamento médico o paciente poderá agendar uma consulta com o Médico da Família da CAA/PR,  que tem custo simbólico de R$ 30,00, ou procurar o profissional de sua confiança. 

O atendimento acontece no Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146 - Centro), em Curitiba, no 7º andar onde estão localizados os Consultórios Médicos da CAA/PR. O paciente tem direito a estacionamento subsidiado durante o período de atendimento e o agendamento deve ser feito pelos tel.: (41) 3513-2861 ou 3513-2856.