18/12/2018

Advogados param de fumar com ajuda de programa especializado da CAA/PR

O programa antitabagismo da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, que iniciou em julho deste ano, já alcançou um elevado índice de êxito. Dos 23 advogados que participaram das duas primeiras etapas do “Programa Advogado Livre do Cigarro”, 17 estão sem fumar, um índice de 75%. Os participantes continuam frequentando as reuniões de apoio para se fortalecerem na difícil missão de se livrar para sempre desse vício extremamente prejudicial à saúde. A maioria deles afirma que o programa da CAA/PR deve ser permanente, a fim de auxiliar outros profissionais da classe quando tomarem a decisão de abandonar o tabagismo.

Autoestima mais positiva foi uma das percepções que a advogada Luciane Mialski está sentindo após quatro meses no programa. “Abandonar um hábito de 20 anos é muito difícil. Tentei uma vez parar de fumar sozinha, apenas com a força de vontade, mas não obtive êxito”, conta, lembrando que foi uma semana de sofrimento. Ao saber do projeto da CAA/PR, Luciane se propôs a tentar novamente a se livrar do tabagismo. O tratamento, reuniões de apoio e orientações do médico e da nutricionista estão sendo os diferenciais para a advogada continuar sua luta. “Sinto-me vitoriosa com o resultado, que reflete na minha qualidade de vida. Já praticava exercícios físicos antes de ingressar no programa, mas agora a atividade rende muito mais, minha respiração melhorou. E o bom de tudo isso é que não alterei meu peso, não engordei neste período de abstinência”, pontua. Mas uma coisa é certa para a advogada: “Gosto mais de mim agora”, destaca.

Silvia Carolina Rozza Krug engrossa as estatísticas dos advogados que decidiram parar de fumar. Inscrita no programa há 46 dias, ela se sente renovada. “No começo foi muito difícil, pois fumei durante 10 anos. A abstinência é uma fase transitória, mas complicada. As reuniões de apoio são muito importantes para quem toma essa decisão. O tratamento personalizado e as orientações do médico e da nutricionista também são de grande ajuda nesse período”, assinala. Ela admite que foi convencida a parar de fumar. “Me sinto muito feliz de fazer parte do programa. Eu estava preocupada com a questão de aumentar a ansiedade, mas o médico mostrou a diferença entre ansiedade e abstinência para que a gente possa superá-las”, pontua. “O programa é exitoso porque está alinhado a informações sobre alimentação, lazer e atividade física”, finaliza.

Há três meses no programa, o advogado Felipe de Sá diz que depois que ingressou no projeto vê sua qualidade de vida melhorar a cada dia. “Claro que no começo é muito difícil. A vontade de fumar é muito grande e também têm os inconvenientes da abstinência. Participar das reuniões de apoio é muito importante para a continuidade do tratamento. Estou conseguindo deixar o cigarro depois de três tentativas frustradas de abandonar o vício”, frisa. Para Felipe de Sá, o programa da CAA/PR é muito bom e completo. “Além do tratamento com adesivos, o médico dá orientações essenciais em relação à questão da abstinência. Ainda tem dicas de alimentação, de atividade física e de lazer que contribuem para que o fumante largue esse hábito tão prejudicial à saúde”, realça.

Programa

Com o apoio da Unimed Paraná, o programa que integra o projeto Saúde em Foco da CAA/PR tem baixo custo para os advogados, além de subsídio na aquisição de medicamentos para lidar com a síndrome da dependência. O programa oferece avaliação clínica individual para adaptação do melhor tratamento às necessidades de cada pessoa; consultas de acompanhamento; sessões de abordagem cognitivo-comportamental individual e em grupo (técnica que trabalha aspectos relacionados a crenças e costumes automáticos que mantêm o hábito de fumar); aconselhamento nutricional e medidas farmacológicas (terapia de reposição de nicotina, como adesivos, gomas, pastilhas de nicotina ou outros medicamentos). Os interessados em participar do programa devem agendar avaliação médica pelos telefones (41) 3513-2856 e 3513-2861.

Newsletter

Cadastre-se para receber em seu email nossa newsletter.

Desenvolvido por ledz.com.br