Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

1 novembro, 2021

|

CAAPR

CAA-PR lança campanha Novembro Azul para advogados e dependentes estatutários

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) lançou, nesta segunda-feira (1º/11), a campanha Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Durante o mês de novembro, os advogados regularmente inscritos na OAB Paraná e os dependentes estatutários poderão realizar os exames preventivos com um valor especial em todo o estado, graças ao subsídio da CAA-PR. 
Em Curitiba, os advogados podem realizar os exames gratuitamente nas unidades do Laboratório de Análises Clínicas (Laboran). Para os dependentes estatutários, os exames custam R$ 15,00 na mesma rede de laboratórios. Também é possível agendar uma consulta com urologistas conveniados pelo valor de R$ 80,00. Para realizar o exame, é necessário solicitar a autorização através do telefone 0800 645 2005 até 48 horas antes da consulta já agendada e solicitar uma nova autorização para os exames de sangue com o pedido médico em mãos. 
 
Subseções
 
Além da capital paranaense, a campanha Novembro Azul está sendo realizada nas subseções de Londrina, Fronteira Sudoeste, Arapongas, Campo Largo, Cianorte, Francisco Beltrão, Guarapuava, Iporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Palotina, Ponta Grossa, Prudentópolis, São José dos Pinhais, União da Vitória e Wenceslau Braz.
 
Novembro Azul
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, entre 2020 e 2022, 65.840 homens serão afetados pela doença por ano. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que está localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno e que envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. 
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. 
 
Diagnóstico precoce
 
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito pelo exame de toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).