05/11/2021

“Qualquer pessoa pode estar onde quiser quando encontrar em outras pessoas o respeito, o apoio e o olhar de inclusão”, afirma integrante do projeto Vôlei Legal

“Qualquer pessoa pode estar onde quiser quando encontrar em outras pessoas o respeito, o apoio e o olhar de inclusão”, afirma integrante do projeto Vôlei Legal

A inclusão promovida pelo esporte, principalmente os coletivos, traz um enriquecimento para a vida e traça um caminho para superar os próprios limites e fortalecer a autoestima. A advogada Adriana Denise Teixeira Bezerra é uma das mais novas participantes do Vôlei Legal da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR). Ela começou a frequentar os treinos após o início da pandemia de uma maneira despretensiosa, apenas para participar do aquecimento e do alongamento. Por ser pessoa com deficiência (PCD), Adriana nunca havia praticado esportes. “Para a maioria dos meus colegas, a melhor aula era a de educação física e para mim era o pior momento, pois eu ficava sentada, aguardando todos jogarem”, contou. 

Adriana conheceu o projeto Vôlei Legal através das amigas Cleís Maria Heim Weber e Marcia Cristina da Silva Cavazzani, que a convidaram para participar de uma aula. “Minha ida ao treino foi apenas para conhecer e quem sabe participar do aquecimento e do alongamento, para praticar um pouco de atividade física”, explicou. Ao chegar na aula, a advogada foi surpreendida pela recepção e pela animação e pelo olhar inclusivo da professora e das suas colegas de time. “Todas são mais do que generosas e inclusivas. Elas esperam a minha vez, me auxiliam e, quando o movimento sai próximo ao correto, vibram com a professora”, comentou. 

Para ela, o projeto vai além das expectativas e promove a prática de exercícios físicos, tão necessários para o bem-estar físico, e a renovação da saúde mental. “Além da oportunidade de conhecer e conviver com colegas de outras áreas, o Vôlei Legal me mostra a cada treino que todos podemos ajudar e ser ajudado e que qualquer pessoa pode estar onde quiser quando encontrar em outras pessoas o respeito, o apoio e o olhar de inclusão”, concluiu. 

Vôlei Legal 

O projeto Vôlei Legal foi criado em outubro de 2016, com o objetivo de incentivar a prática do esporte, cuidar da saúde física e mental e promover momentos de lazer, socialização e descontração entre as participantes. As advogadas Andréia Gandin e Edivana Venturin, integrantes da Comissão de Esportes da OAB Paraná, começaram a reunir advogadas que jogavam vôlei e iniciaram as atividades do Vôlei Legal oficialmente. “Iniciamos com cinco integrantes e rapidamente expandimos o projeto, a ponto de realizar os treinos em quatro dias da semana”, comentou Andréia. 

Após a sua criação, o Vôlei Legal ganhou visibilidade durante os Jogos da Advocacia do Paraná (JAP’s) e, além da adesão pelas subseções da OAB Paraná, os advogados criaram o time masculino do Vôlei Legal.  Para o advogado Cristian Hiromi Mizushima, integrante do time masculino do Vôlei Legal, o projeto é uma oportunidade de fazer uma atividade física com um professor muito experiente e competente. “O projeto é importante para propiciar aos advogados que gostam de jogar vôlei e que têm como objetivo melhorar a saúde física e mental dos participantes”, disse.

Pandemia

Durante a pandemia, os treinos presenciais foram suspensos, em cumprimento às diretrizes e restrições impostas pelos órgãos públicos para o controle do contágio da Covid-19. “O contato diário nos grupos do WhatsApp que mantemos foi essencial para auxiliar os atletas e dependentes a superar o difícil momento que passamos na pandemia”, explicou Andréia. “Os professores desempenharam um papel muito importante, incentivando a prática de atividades físicas que pudessem ser desenvolvidas dentro de casa, estimulando os cuidados com a saúde física e mental em um momento tão delicado”, complementou.


Participe você também!

As inscrições para o Vôlei Legal custam R$ 45,00 e podem ser feitas no site: https://www.caapr.org.br/voleilegal/. Atualmente, os treinos são realizados na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) - Av. Victor Ferreira do Amaral, 771 - Tarumã. Confira os dias e os horários:

 

Equipe Feminina

Grupo Avançado

Segundas-feiras das 20:40 às 22:40h (Ginásio A)

Quintas-feiras das 20:30 às 22:30h (Ginásio B)

 

Grupo Desenvolvimento

Quartas-feira das 20:40 às 22:40h (Ginásio A)

Sextas-Feiras das 20:30 às 22:30h (Ginásio B)

 

Equipe Masculina

Grupo Desenvolvimento

Terças-feiras das 21:00 às 23:00h

 

Condicionamento Físico

Quartas-Feiras das 19:40 às 20:40h

Outras fotos:


Newsletter

Cadastre-se para receber em seu email nossa newsletter.

Desenvolvido por ledz.com.br