Voltar
Dicas para não errar na escolha de móveis para área externa

22 novembro, 2022

|

CAAPR

Grupo de Teatro da CAA-PR apresenta espetáculo “Entre Atos” para celebrar aniversário do projeto

O Grupo de Teatro da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) apresentou, no dia 18 de novembro, o espetáculo “Entre Atos” para comemorar os sete anos do projeto. A peça atraiu mais de 300 espectadores no Teatro Paulo Autran, no Shopping Novo Batel, e foi realizada em parceria com a Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná e com o patrocínio da da Kronberg Leilões, OAB Prev, do DiskIngressos e da Bana Pneus. 

A apresentação reuniu três peças curtas: "Entre vírgulas e reticências", "Cotidianices" e "Atire a primeira pedra". As duas primeiras peças foram inspiradas na filosofia de Bauman, que fala das relações líquidas, e em contos de Caio Fernando Abreu. Já a última foi uma adaptação de clássicos do teatro mundial, que abrange o julgamento. Entre os atores estavam alunos de Curitiba, da turma presencial, e do interior do estado, que participam do projeto através das aulas on-line. 

Confira as impressões dos atores e da equipe técnica:

"Foi tudo lindo e incrível! Chega a ser quase indescritível. Parabéns e obrigado, professor Humberto, a peça foi excelente, e a jornada foi de muito crescimento. Obrigado mesmo. E parabéns e obrigado a todos os colegas também, vocês com certeza fizeram tudo ainda mais gostoso e sensacional!" - Guilherme Fortes - Curitiba/PR.

Obrigada mesmo pela parceria! Nunca pensei que poderia encontrar tantas pessoas legais e queridas em um só lugar! Professor Humberto obrigada pelos ensinamentos, dedicação e persistência conosco! Com certeza esse foi um dos maiores desafios que já passei! E que venham outros!" - Juliane Ramos Nogueira Piovesan - Colombo/PR.

"Quando a gente cria uma integração profunda e a magia do teatro aflora no ápice, que é a apresentação do trabalho, ela se acaba momentaneamente; mas é uma ilusão, pois a marca que imprime na alma de cada um ninguém em momento algum poderá nos tirar! Viva o teatro!" - Denise Ribeiro Losso Lazof, assistente de direção e produção - Curitiba/PR.

"Estar em palco é uma experiência honrosa e alucinante! Nas coxias, achei que ia colapsar de tanto nervosismo, mas assim que a peça começou, a sensação passou. Entrei mesmo no personagem. Eu mentalizei muito o termo "acreditar na magia" e acho que o teatro é isso: uma transformação mágica. É uma oportunidade de sermos uma versão nossa que não mostramos no dia-a-dia. Acho q a arte nos dá mto mais q asas, elas nos dá corpo, alma, nos dá um pouco de nós mesmos." - Nara Yokoyama - Maringá/PR.

"Realmente o teatro é mágico, incrível! Nunca imaginei que viveria momentos de sonhos reais. Quanto aos colegas, parece que encontrei amigos de longa data, que estávamos matando saudades. Que venham muitas noites como a ontem e que o querido Hum nos proporcione muitos ensinamentos, como fez até agora." - Simone Barbosa - Mallet/PR.

"Me emociona ver o resultado do desafio aceito se transformar em realidade e poder tocar as pessoas de alguma maneira. Estar em cena, não é simples! Só a experiência do palco vai mostrar o jogo de cintura necessário para se manter presente e concentrado, vejo isso como um ponto forte para qualquer profissão e para a vida num amplo sentido. Sou muito grato pela confiança que a CAA depositou no meu trabalho, na minha equipe e por acreditar que arte transforma!" - Humberto Pereira Gomes, dramaturgo responsável pelo Grupo de Teatro da CAA-PR.

"Só queria dizer que vocês são e foram sensacionais, fico impressionada com o ator que existe dentro de cada um, sempre fiquei mas sexta foi demais! Ensaiamos horrores, mas na hora do vamo ver, todo mundo se entregou de verdade, vi gestos e ouvi falas que ainda não tinha visto e ouvido nos ensaios, e sei que foi fruto da mágica que o nosso coletivo criou." - Karolina Evelyn Marques de Souza Fonseca - Cornélio Procópio/PR.

"Eu sempre acreditei no poder que somos enquanto comunidade, como podemos fazer mudanças consideráveis por meio de pequenas escolhas e ações, mas nunca tinha vivido nada parecido. Nossas atitudes pequenas do dia-a-dia resultaram em algo grandioso, e é essa simplicidade, verdade e entrega que faz as coisas tão bonitas. Compartilhamos a energia do amor e da celebração de forma genuína, quem estava presente pode sentir a incrível onda de amorosidade e entrega. Gratidão a todos pela troca e parceria,  por estenderem a mão através da arte! Foi lindo!" - Giovana de Paula Santos - Guarapuava/PR.

Homenagens

A CAA-PR homenageou os responsáveis pela criação, pela implantação e pela manutenção do Grupo de Teatro da CAA-PR. “Lembro bem da primeira iniciativa na área, ainda engatinhando o projeto implantado em 2015, num grande festival de talentos com advogados e advogadas cantando, tocando, em conjunto os desbravadores do teatro. A semente foi plantada e de lá só cresceu!”, disse Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da CAA-PR e um dos homenageados. O conselheiro federal e novo ouvidor geral da Ordem dos Advogados do Brasil, José Augusto Araújo de Noronha, que presidiu a CAA-PR na gestão 2013-2015, também recebeu a láurea de homenagem. “Parabéns pelo grande espetáculo proporcionado pelo Grupo de Teatro da Caixa de Assistência. É emocionante ver um projeto que começou há 7 anos chegar ao nível profissional e lotar o Teatro Paulo Autran”, destacou Noronha.

Também foram homenageados Artur Humberto Piancastelli, presidente da CAA-PR na gestão 2016-2018; Caroline Amadori Cavet, diretora da CAA-PR na gestão 2022-2024; Daniela Ballão Ernlund, vice-presidente da CAA-PR na gestão 2016-2018; Iolanda Maria Gomes, diretora da CAA-PR nas gestões 2007-2009, 2010-2012, 2013-2015 e 2016-2018; Sabrina Maria Fadel Becue, conselheira titular da OAB Paraná e presidente da Comissão da Advocacia Iniciante na gestão 2013-2015; Maria Regina Zárate Nissel, diretora da CAA-PR nas gestões 2010-2012 e 2013-2015; Lucélia Biaobock, principal incentivadora do Grupo de Teatro da CAA-PR; e o dramaturgo Humberto Pereira Gomes, responsável pelo projeto e pelo roteiro das peças apresentadas.

Ação Social

Além da comemoração dos sete anos do projeto, o evento foi marcado pela arrecadação de 624 litros de leite, 34 latas de leite em pó e R$ 914,60 em ingressos vendidos em dinheiro que foram convertidos em 64 pacotes de café. Os itens serão doados para uma instituição beneficente.

Grupo de Teatro 

O projeto foi criado em 2015, a partir de um pedido da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Paraná, com o objetivo de ajudar na desenvoltura pessoal e profissional dos participantes. Os alunos podem participar das aulas on-line e presenciais nos módulos iniciante, intermediário e avançado do curso de atuação. Os encontros são semanais e liderados pelo dramaturgo Humberto Gomes.

Desde a sua criação, o grupo já se apresentou em teatros da capital paranaense, em cidades do interior, no Festival de Teatro de Curitiba em 2018 e em alguns eventos institucionais.