01/03/2024

Campanha Março Lilás da CAAPR incentiva cuidado com a saúde da mulher com consultas subsidiadas

Campanha Março Lilás da CAAPR incentiva cuidado com a saúde da mulher com consultas subsidiadas

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) lançou, nesta sexta-feira (1º/03), a campanha Março Lilás. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero. A doença é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O Câncer de Colo de Útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), que causa lesões na parede vaginal. Essas lesões são frequentes e, na maioria dos casos, regridem espontaneamente em um prazo de até dois anos. Entretanto, em alguns casos, acontece uma alteração celular e a lesão evolui para o câncer.

O exame preventivo – ou Papanicolau – é importante para identificar a presença do vírus HPV e, também, as lesões pré-cancerosas. A vacina contra o HPV também é uma forma de prevenção. Ela previne 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% dos casos de verrugas genitais. A vacina está disponível pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, pessoas que fizeram transplante de órgãos, pacientes oncológicos e pessoas que vivem com HIV ou que foram vítimas de violência sexual.

Campanha Março Lilás

Durante todo o mês de março, a CAAPR vai subsidiar as consultas ginecológicas e os exames preventivos para as advogadas paranaenses regularmente inscritas na OAB Paraná e para as dependentes estatutárias.

Em Curitiba, a consulta e o exame podem ser realizados na clínica Eurolux (Rua Alcino Guanabara, 945 – Vila Hauer). Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (41) 3773-0373 (Fixo e WhatsApp). Após o contato com a clínica, as interessadas devem entrar em contato com a CAAPR pelo telefone 0800 645 2005 para liberação prévia.

Nas demais cidades do estado, as advogadas e dependentes estatutárias devem entrar em contato com a subseção para saber mais informações.

Newsletter

Cadastre-se para receber em seu email nossa newsletter.

Desenvolvido por ledz.com.br